Menu

A importância do filtro de habitáculo do seu veículo

O filtro de habitáculo, também conhecido como filtro de ar condicionado ou filtro de cabine, é o componente que protege os ocupantes do veículo das impurezas que cada vez se acumulam mais no ar do meio ambiente.

 

Porque é tão importante o filtro de habitáculo?
Devido ao grave aumento da poluição, é crescente a quantidade de poluentes que entram para o interior do veículo através da ventilação ou das condutas de ar condicionado. A exposição prolongada a elevados níveis de poluição é preocupante e pode mesmo ter efeitos graves na saúde dos passageiros dos automóveis. No decorrer da condução, e com o aumento de bactérias no interior do veículo por falta de um bom funcionamento deste filtro, podem surgir sintomas como irritação das membranas mucosas, olhos lacrimejantes, dor de cabeça, náusea, reações alérgicas, entre outros.

 

Qual a função do filtro de habitáculo?
Este filtro é responsável por filtrar o ar que entra para dentro do veículo, retendo partículas sólidas como bactérias, pólenes, pó, etc. Caso o filtro tenha na sua constituição uma camada de carvão ativado, filtra também odores e gases que tentam entrar através do ar.

 

Quais os sinais que indicam que é altura de substituir o filtro de habitáculo?
Casa detete a ocorrência de um ou mais dos seguintes fatores, então está na altura de substituir o filtro do habitáculo:

• Mau cheiro no interior do veículo quando liga o ar condicionado ou o aquecimento;
• Sujidade na face interna do para-brisas quando utiliza a ventilação;
• Quando o para-brisas está embaciado e a eliminação do vapor é lenta ou parcial;
• O pó deposita-se no painel do veículo;
• Há uma redução na quantidade de ar que entra no veículo pelo sistema de ar condicionado ou de ventilação.

 

No mínimo, uma vez por ano deve mudar o filtro de habitáculo. Quando mais poluído for o ambiente por onde conduz, como por exemplo caminhos de terra, mais frequente deve ser esta substituição.

filtro de ac sujo

O ideal é, a cada revisão que faz, pedir ao seu mecânico que verifique o estado do filtro de habitáculo. Assim como no filtro de ar, não é aconselhado soprar o filtro de forma a retirar a sua sujidade, pois isso não será suficiente. O sopro de ar não retira as  partículas de pó que se prendem à fibra de papel, continuando assim a impedir o seu funcionamento. Quando o filtro de habitáculo se encontra sujo, o ideal é mesmo trocar por um novo.

 

************************************************
Precisa de trocar o filtro de habitáculo do seu automóvel?

CLIQUE AQUI E PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

 

Ou contacte o nosso call center para falar diretamente com

a nossa equipa comercial 937 185 606 (também por WhatsApp).
************************************************


GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre

 

Etiquetas


Filtro de habitáculoFiltros