Menu

Bobinas de Ignição – Tudo o que precisa de saber

Para que o veículo funcione, é necessário que haja uma combustão inicial. Para que a combustão ocorra, é necessário acontecer uma faísca para incendiar a mistura ar-combustível no motor. Este é o trabalho do sistema de ignição.

Bobinas de i

Qual a sua função?

Assim, a função da bobina de ignição é transformar a tensão do sistema de alimentação do veículo (bateria), que normalmente varia de 12 a 14V, em alta tensão. Esta alta tensão pode chegar a 45.000V, e é conduzida pelos cabos de ignição até as velas, onde é convertida numa faísca.

 

 

 

Onde está localizada?

Nos veículos mais antigos, a bobina de ignição localiza-se entre a bateria e um 

distribuidor. No entanto, nos mecanismos mais recentes de ignição controlados eletronicamente, o distribuidor já não é mais necessário e, por esse motivo, a bobina é montada diretamente no terminal destes sistemas ou ligados às velas de ignição.

Quantas bobinas usa um veiculo?

O número de bobinas de ignição é variável. Os veículos mais antigos usam, normalmente, uma bobina. Nos veículos mais recentes, são utilizadas múltiplas bobinas – uma por cilindro ou uma para cada par de cilindros. A utilização de mais do que uma bobina, permite um controlo mais rigoroso do tempo de ignição para um melhor desempenho do motor, economia e emissão de gases.

 

 

O que pode causar problemas na bobina de ignição?

Embora as bobinas de ignição tenham uma durabilidade longa, a vida útil desta peça pode ser reduzida devido às más condições de uso do veículo ou pela falta de revisões de outros componentes do sistema de ignição.

 

As principais causas para a ocorrência de danos nas bobinas de ignição são:

Quais os sintomas de danos nas bobinas de ignição?

Os sintomas identificados são semelhantes aos das outras peças do sistema de ignição e injeção eletrónica quando estão com defeito. Deve verificar o estado da bobina de ignição quando:

» houver aumento do consumo de combustível.

» houver perda de potência do motor.

» o motor falhar engatado em marcha lenta.

» houver dificuldade em fazer o arranque no carro.

» o condutor sentir solavancos do motor – principalmente em altas velocidades ou situações em que o motor é muito exigido, como nas subidas.

A melhor maneira de evitar problemas na bobina é fazer a revisão preventiva do carro periodicamente, trocando as velas sempre que necessário e verificando o estado dos cabos de velas e dos bicos injetores.

Como resolver problemas da bobina de ignição?

Ao detetar alguns dos sintomas referidos anteriormente, é importante que o veículo seja analisado por um profissional. Com essa ajuda, deve ser feita primeiramente uma inspeção visual à bobina de ignição, para verificar a presença de possíveis danos mecânicos, como por exemplo:

Se uma bobina de ignição for identificada como defeituosa, a causa principal deve ser determinada com cuidado para evitar que a bobina nova se avarie como a anterior. Deve sempre consultar o manual de serviço do fabricante do veículo.

 

************************************************

NAS LOJAS GONDOÁFRICA ENCONTRA UMA AMPLA LINHA DE BOBINAS DE IGNIÇÃO PARA UMA BOA MANUTENÇÃO DO SEU VEÍCULO.

 

CLIQUE AQUI E PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

Ou contacte o nosso Call Center para falar diretamente com a nossa equipa comercial 937 185 606 (também por WhatsApp).

************************************************


GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre

 

 

Etiquetas


Bobinas de igniçãoSistema de ignição