Pensando na estrutura de um veículo, verificamos que o tanque de combustível se encontra longe do motor. Então, o que fará com que o combustível saia do tanque e percorra todo o caminho até câmara de combustão?
A principal peça responsável por isso acontecer é a bomba de combustível. Tem como função transferir o combustível do tanque para o sistema de injeção do veículo, de forma a alimentar o motor e este conseguir funcionar.
Existem dois tipos:
As bombas de combustível elétricas podem ainda ser internas ou externas ao tanque de combustível.
Existem alguns fatores que podem criar danos graves na bomba de combustível:
Posto isto, a melhor forma de preservar a vida útil deste componente é ter atenção com manutenção de todos os componentes do sistema de alimentação de combustível.
E ainda, evitar andar com o nível de combustível na reserva, pois irá exigir mais esforço da bomba de combustível e, consequentemente, diminuir a sua durabilidade.
Se sentir perda de potência do motor, funcionamento irregular da injeção do veículo ou se até mesmo não conseguir arrancar, peça a um mecânico profissional uma revisão ao sistema de alimentação.
Não significa que o problema seja unicamente com a bomba de combustível, mas são alguns dos indicadores que podem levar a detetar falhas na mesma.
Etiquetas