Se o óleo é extremamente importante para o funcionamento do motor, a bomba de óleo não menos importante é. Esta componente é responsável por puxar o óleo que está em repouso no cárter e distribui-lo pelo motor, lubrificando assim todas as peças.
Normalmente, os sinais de que esta peça se encontra com problemas são bastantes claros.
O primeiro sinal começa por ser a luz do painel instrumentos que acende, indicando que há problemas na pressão do óleo do motor. Depois, além de barulhos provenientes do motor, pode começar a sentir falhas no desempenho do veículo ou o mesmo deixar de funcionar por falta de lubrificação. Estes sintomas podem ser comuns a outras peças danificadas, pelo que ao primeiro sinal deve ser feito um diagnóstico profissional ao veículo para não deixar danos maiores aconteçam ao motor.
Não use o filtro de óleo com muita sujidade e tenha a certeza que o óleo que usa tem a viscosidade certa para o seu veículo.
Não mudar o filtro quando é recomendado ou usar uma viscosidade de óleo errada, são os principais motivos que danificam a bomba de óleo do motor.
No entanto, existem mais alguns cuidados que são importantes ter:
» Verifique o nível de óleo com frequência, pois quando o veículo tem o óleo abaixo do nível recomendado, a bomba de óleo será forçada a lidar com o atrito adicional resultante da lubrificação insuficiente.
» Faça as mudanças de óleo regularmente, pois a sujidade que se acumula no óleo no final da sua vida útil pode danificar as peças, inclusive a bomba de óleo.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas