Antes de falarmos dos casquilhos, devemos começar por perceber o que é a barra estabilizadora do veículo.
Esta componente (assinalado a vermelho na imagem anterior) liga os extremos frontais da carroçaria, mantendo assim o equilíbrio direito e esquerdo do veículo. Influencia a estabilidade da condução, principalmente nas curvas, impedindo que o carro possa, por exemplo, capotar.
Em cada um dos lados da barra estabilizadora é colocado um casquilho. Desta forma, a barra irá mover-se contra o interior dos casquilhos e irá rodar num ângulo constante. A função dos casquilhos é absorver as forças de torção e lubrificação causadas pelo movimento de rotação da barra estabilizadora, de modo a que a sua vibração não passe para o resto do veículo.
O principal material com que é produzido cada casquilho, é a borracha. Tem um orifício de montagem onde é inserida a barra estabilizadora.
Assim como outras áreas do veículo, os sinais que indicam desgaste nesta peça são comuns a outras componentes do sistema de transmissão/direção do veículo. Por esse motivo, sempre que detetar um dos seguintes sinais, visite um profissional mecânico para que seja realizado um diagnóstico a esta área especifica do veículo.
Esteja atento se:
» durante a condução, principalmente ao realizar curva com maior velocidade, a resposta do veículo é mais lenta;
» ouvir ruídos metálicos vindos da parte inferior frontal do veículo, tendendo a aumentar em estradas irregulares;
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas