Entra no carro, liga a chave e o carro não arranca.
Quem já não passou por esta desagradável situação?
Infelizmente acontece quase sempre quando está a precisar de se deslocar, o que atrasa os seus compromissos.
Os motivos pelos quais o carro não arranca podem ser vários, mas existem 3 que são mais comuns e importantes de conhecer.
Hipótese 1 – Problemas com bateria
Seja por ter o carro demasiado tempo parado ou por usa-lo frequentemente, a bateria pode descarregar. Quando o carro não arranca, ligue as luzes dos faróis, o rádio ou as escovas para perceber se funcionam. Caso não funcionem é provável que a sua bateria precise de ser substituída.
Em determinadas situações, empurrar o carro ou recarregar a bateria através de cabos ligados a outro veículo, podem solucionar temporariamente o problema. Contudo, após este cenário é importante substituir a bateria para que não tenha novamente o mesmo problema.
Hipótese 2 – Motor de arranque
Se fez o teste anterior (ligar as luzes, radio ou escovas) e percebeu que a bateria funciona, repare se ao ligar a ignição ouve um som de clique. Este barulho é acontece quando a bateria dá energia, mas o motor de arranque não lhe dá a força física necessária para a ignição acontecer.
Se for este o caso, explique esta situação ao seu mecânico profissional para ele começar por fazer um diagnóstico ao motor de arranque do veículo. É provável que tenho de o substituir ou alguma componente dele.
Hipótese 3 – Sistema de ignição
Se nenhuma das situações anteriores for detetada, outra causa comum é a falha de alguma vela ou, no caso dos veículos a gasolina, problemas nos cabos ou nas bobinas de ignição.
Uma vez mais, é importante dirigir-se a um mecânico profissional e solicitar que ele realize o diagnóstico a todos os componentes do sistema de ignição.
De forma a prevenir qualquer uma das situações, mantenha a manutenção e revisão do seu veículo em dia.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas