Menu

Conheça a importância do filtro de ar do seu veículo

Um motor precisa de duas coisas para funcionar: combustível e ar. É esta mistura que, ao entrar na câmara de combustão, vai permitir o arranque do veículo. Este ar vem do exterior, o que significa que transporta consigo impurezas que não devem entrar no interior do motor.

 

Como é composto o filtro de ar?
filtro-de-ar-carroO filtro de ar é composto por duas partes: uma estrutura externa que pode ser construída em metal ou plástico, garantindo assim a sua forma e o perfeito encaixe no veículo; e uma parte central, no interior desta estrutura, que contém o elemento filtrante que pode ser construído em diversos materiais sintéticos e naturais.

 

Qual a função do filtro de ar?
Para que o ar absorvido pelo motor seja o mais limpo possível, tem de passar previamente pelo filtro de ar. A função do filtro é reter as partículas de pó para que estas não entrem na câmara de combustão, sem nunca afetar o volume de ar que entra no motor.

 

O que é um filtro saturado?

filtro-de-ar-saturado

 

Um filtro saturado é aquele que contém demasiados resíduos que foi filtrando no decorrer do seu  funcionamento, necessitando assim de ser substituído.

 

O que acontece quando não substituímos o filtro?
Quando um filtro está saturado, perde a sua capacidade de filtragem e deixa passar resíduos para o interior do motor. Essas partículas, dependendo da sua dimensão, podem danificar os pistões e as paredes dos cilindros, o que resultaria na deterioração prematura do motor. Outra consequência é a redução do volume de ar que entra no motor, prejudicando assim a combustão do veículo. Se entrar menos ar na câmara de combustão do que aquela que deveria, a diferença provocará consumos mais elevados de combustível. Ou seja, o veículo consumirá mais combustível do que o necessário, uma vez que a potência do motor é reduzida. Além disso, o desequilíbrio da mistura de ar e combustível fará com que a emissão dos gases que saem do tubo de escape sejam contaminantes, dado que a mistura desproporcionada não é queimada corretamente.

 

Quando devo mudar o filtro de ar?
É difícil dizer de quantos em quantos quilómetros devemos mudar o filtro de ar. Isto porque não depende só da quilometragem do veículo, mas também dos locais e alturas do ano onde ele se movimenta. Por exemplo, zonas secas e caminhos de terra sujarão mais depressa o filtro uma vez que levanta mais pó e o ar fica mais poluído.
Normalmente, a troca do filtro de ar realiza-se em cada revisão periódica. No entanto, também é possível estar atento a dois sintomas que podem indicar que o filtro de ar está saturado: perda de potência ao acelerar e emissão de gases opacos e escuros do tubo de escape.

 

Posso limpar o filtro e volta-lo a usar?
Limpar o filtro, por exemplo com um soprador de pressão de ar, é uma prática comum. No entanto, especialistas recomendam evitar a limpeza, dado que esta permite apenas retirar as partículas de pó que estão soltas, mas não as retidas na fibra de papel. É impossível remover estas últimas sem danificar o filtro. Como a limpeza superficial é insignificante, é preciso trocar o filtro de ar quando estiver sujo e, assim, contribuir para o bom desempenho do motor evitando complicações mais sérias, e que a médio prazo obrigarão a uma manutenção com custos muito superiores.

 

Faça regularmente a revisão do seu veículo e verifique o estado do seu filtro de ar.

Para sua segurança, conforto e poupança, dê ao seu veículo a melhor manutenção.

 

************************************************

Precisa de trocar o filtro de ar do seu automóvel?

CLIQUE AQUI E PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

Ou contacte o nosso Call Center para falar diretamente com a nossa equipa comercial 937 185 606 (também por WhatsApp).

************************************************


GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre

 

Etiquetas


Filtro de arFiltros