Menu

Esclarecimento de dúvidas mais frequentes sobre velas de ignição NGK

Duvidas-frequentes-sobre-velas-de-ignição

 

Trânsito intenso pode prejudicar as velas de ignição?

Sim. Existem componentes que sofrem desgaste independente da quilometragem do veículo, como é o caso das velas de ignição. De acordo com a NGK, isso acontece porque, embora o carro esteja parado no trânsito, o motor continua a funcionar e em condições que não são adequadas, como baixa rotação e baixa temperatura na câmara de combustão.

 

Combustível de má qualidade interfere na vida útil das velas?

Sim. Combustíveis adulterados ou de má qualidade podem causar carbonização (no caso da gasolina) ou contaminação das velas de ignição, levando a dificuldades no arranque, falhas no motor e perda de potência.

 

Velas de irídio e platina melhoram o desempenho do motor?

Sim. Muitos motoristas instalam velas especiais nos seus veículos para melhorar o seu desempenho. A NGK disponibiliza dois modelos de velas especiais no mercado: as linhas Iridium IX e G-Power (platina). Por possuírem elétrodos produzidos com metais nobres como irídio e platina, elas permitem a redução do diâmetro do elétrodo da vela quando comparado ao níquel (material da vela tradicional). Isso permite gerar uma faísca com mais energia para iniciar a combustão, resultando numa melhor eficiência de queima da mistura ar/combustível e melhor desempenho do veículo.
Contudo, não opte por elas sem aconselhamento técnico. Recorra à nossa equipa técnica, nas lojas ou no call center Gondoáfrica, para saber quais as velas recomendadas pelo fabricante do seu veículo.

 

As velas que têm maior durabilidade, não exigem manutenção preventiva?

Mentira. A cada “faísca”, a vela sofre um pequeno desgaste nos elétrodos, aumentando a distância entre os mesmos e exigindo maior tensão do sistema de ignição. A consequência disso é a deterioração de velas, cabos e bobinas. Por esse motivo, é importante verificar periodicamente o estado das velas.

 

As velas desgastadas diminuem a vida útil de outros componentes?

Sim. Velas com desgaste excessivo podem reduzir a vida útil de outros componentes como cabos, bobinas e catalisadores. A bobina e os cabos, por exemplo, podem ser sobrecarregados, provocando o “Flash over”, que é quando a corrente elétrica passa pelo lado externo da vela de ignição. Para evitar problemas, a recomendação é que, no momento da manutenção das velas, também se faça uma inspeção das bobinas e dos cabos.

 

Carros com Start/Stop exigem mais das velas?

Sim. Veículos que possuem esta tecnologia têm baterias, alternadores e motores de partida desenvolvidos especialmente para esses modelos, para que suportem o número elevado de arranques. Velas de ignição desgastadas ou contaminadas podem causar dificuldades no arranque, tornando o sistema desconfortável aos motoristas, sem que o arranque seja suave. Por isso, é essencial que os motoristas priorizem a manutenção das velas de ignição durante as revisões.

 

O estado das velas interfere no funcionamento do turbo?

Sim.Os motores turbo trabalham com pressões maiores na câmara de combustão. Este aumento de pressão dificulta a faísca da vela, aumentando o seu desgaste. Por isso, esse conjunto de componentes merece uma atenção especial nos motores turbos.

 

Apenas uma análise visual é suficiente na inspeção das velas de ignição?

Não. A revisão do sistema de ignição deve incluir uma primeira verificação visual, onde é possível detectar fendas, quebras, oxidações ou infiltração de óleo e do liquido de refrigeração na câmara de combustão. Contudo, pode ser necessária uma segunda etapa utilizando equipamentos específicos, como a medição de resistência e isolação das velas, bem como a medição da tensão no sistema secundário de ignição.

 

Manutenção preventiva ajuda a economizar?

Sim. O uso de velas desgastadas pode aumentar o consumo de combustível, além de danificar outras peças ao sobrecarregar todo o sistema de ignição. Nessas condições, a vida útil de cabos e bobinas será reduzida. Sempre que for identificada uma falha no componente, é importante inspecionar todo o sistema.

 

**********************************************************************************************

O bom funcionamento do seu veículo é a nossa preocupação. Siga as sugestões NGK e conte sempre com a nossa colaboração em peças auto.

 

CLIQUE AQUI E PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

 

Ou contacte o nosso call center para falar diretamente com a nossa equipa

comercial 937 185 606 (também por WhatsApp).

**********************************************************************************************


GONDOÁFRICA
o seu parceiro de peças auto de sempre

 

 

 

Etiquetas


Dúvidas frequentesNGKVelas de ignição