Menu

Filtro da caixa automática

As caixas de transmissão automática são cada vez mais comuns nos veículos, pelo conforto, segurança e facilidade que apresentam.

 

Tal como as caixas manuais, também necessitam de manutenção, pelo que a troca do óleo (fluído ATF) e do respetivo filtro são essenciais para o seu bom funcionamento.

 

Qual a função do filtro?

O filtro da caixa de velocidades automática armazena as partículas e sujidade geradas pela fricção das peças móveis do sistema de transmissão, deixando o óleo limpo para não comprometer os restantes componentes.

 

Quando devemos trocar?

É aconselhado realizar a troca do filtro de 40.000 em 40.000 quilómetros, ou de 5 em 5 anos.

 

O que acontece se não trocar o filtro?

Quanto mais usado for o filtro, mais sujidade irá armazenar. Isso significa que ultrapassado o prazo em que deveria ser trocado, o filtro ficará saturado e não conseguirá limpar devidamente o óleo.
Quando o óleo não é limpo devidamente, irá conter cada vez mais partículas e impurezas que poderão entupir outros componentes, como sensores e válvulas. Em casos mais graves, essa sujidade pode provocar desgaste mecânico das peças e, no limite, a caixa poderá partir.

 

Trocar uma caixa de velocidades pode custar-lhe muito mais caro, do que o custo da manutenção preventiva dos componentes.

 

************************************************
Necessita de substituir o filtro da transmissão automática do seu veículo?

 

CLIQUE AQUI E PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

 

Ou contacte o nosso call center para falar diretamente com

a nossa equipa comercial 937 185 606 (também por WhatsApp)

.
************************************************

 


GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre

 

 

Etiquetas


Caixa de velocidadesManutençãoTransmissão automática