O carro em movimento aquece o motor. Se nada houver para o arrefecer, o motor gripa danificando as peças e o veículo deixa de funcionar. Um motor danificado pode valer-lhe um custo muito elevado.
Para que isto não aconteça, existe um circuito de refrigeração que contém um líquido que ao passar pelos tubos que envolvem o motor, vão arrefecendo as suas componentes e deixando-o, assim, a funcionar corretamente.
Se esse líquido não for de qualidade pode evaporar quando o motor atinge elevadas temperaturas, o que resulta no problema referido anteriormente.
Não deveria. O uso de água simples pode trazer-lhe dois problemas:
:: A água pode evaporar. O seu ponto de ebulição é aos 100º, ou seja, a partir desta temperatura ela evapora. Um motor em funcionamento atinge temperaturas muito superiores a essa, pelo que a função do líquido de refrigeração é arrefece-lo para que se mantenha entre os 85º – 100º. Sem líquido de refrigeração, o motor sobreaquece e pode gripar.
:: A água simples corroí os metais. Quando usada frequentemente, os metais do circuito de refrigeração começam a ficar com ferrugem e com calcário.
Esta é a sua constituição. Além de água, tem outros componentes que ajudam a não criar danos nos metais do circuito de refrigeração.
De realçar o componente MEG que está junto com a água. Com esta substância é alterado o ponto de ebulição do líquido, ou seja, quanto maior a quantidade de MEG, maior a temperatura até onde o líquido aguenta sem evaporar.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas