Para que o motor do veículo funcione corretamente, todos os seus elementos devem estar devidamente sincronizados no seu movimento.
A correia de distribuição está localizada no exterior do motor e garante que a árvore de cames (responsável pelo fecho e abertura das válvulas) e a cambota (responsável pelo movimento dos pistões) trabalhem em perfeita sincronia.
Esta correia dentada trabalha em conjunto com polias, tensores e carretos que ajudam neste processo que coordena os tempos em que cada peça se deve movimentar.
A sua estrutura é feita em borracha fundamentalmente por dois motivos: apresenta melhor resistência e emite menos ruído ao trabalhar.
Em alguns veículos mais antigos era utilizada uma corrente de distribuição que desempenha a mesma função que a correia de distribuição, mas é fabricada em metal.
Por este motivo, é importante estar atento à manutenção da mesma. Recorra sempre a profissionais qualificados, pois caso a seja necessário substituir é importante que a montagem seja bem realizada. Caso contrário, a sincronização das peças ficará comprometida e o motor poderá graves sofrer danos.
A durabilidade das correias depende do fabricante e da utilização que é dada ao veículo. Por este motivo, esteja atento a qualquer sinal de desgaste: quer seja visual (como o aparecimento de fendas na própria correia) ou barulhos vindos do motor.
Tenha ainda em conta que arranques, choques térmicos e a utilização frequente do motor em altas rotações são fatores que influenciam profundamente o envelhecimento da correia da distribuição.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas