A junta é uma peça que permite a união mecânica entre dois objetos, preenchendo o espaço entre eles. Funcionam como vedantes para manter a pressão, reter líquidos e impedir que resíduos entrem no motor.
Como mostra a imagem seguinte (a cor-de-laranja), são várias as juntas presentes no motor. Contudo, há uma que se destaca no dia-a-dia da manutenção automóvel: a junta da colaça.
Também conhecida como a junta da cúpula ou junta da cabeça, esta peça localiza-se entre a cabeça e o bloco do motor. É a responsável por assegurar a correta vedação dos cilindros do motor, e também a correta passagem do óleo e dos circuitos de refrigeração do motor.
Esteja atento a estes 4 sintomas mais comuns quando a junta da colaça se encontra danificada:
» Sobreaquecimento do motor: a temperatura irá aumentar fora do normal e irá sentir necessidade de acrescentar com mais frequência líquido de refrigeração.
» Excesso de fumo a sair pelo escape: com a junta danificada não será possível vedar corretamente os cilindros e, por esse motivo, o líquido de refrigeração poderá entrar para dentro deles, acabando por ser queimado e resultando em vapor. Originando assim um fumo mais denso a sair pelo escape.
» Mistura do líquido de refrigeração com óleo: se verificar óleo no líquido de refrigeração ou vice-versa, significa que a junta da colaça não está a vedar corretamente.
» Perda de potência no carro.
Se detetar alguns destes sintomas, leve o veículo ao mecânico com a maior brevidade possível. Os danos causados ao motor devido às suas componentes estarem danificadas podem ser irreversíveis com custos muito elevados para si.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas