Na compra do óleo do motor para o seu veículo, certamente já se deparou com estas siglas: 5W30, 10W40 ou 15W40. Se não sabe o que elas significam exatamente, hoje vamos desvendar-lhe esse mistério.
A viscosidade de qualquer produto representa, na verdade, a sua consistência. Imagine, por exemplo, óleo de fritar alimentos e o mel. Se os tentar deitar num copo um irá deslizar mais rapidamente do que o outro certo? Isso significa que têm viscosidades diferentes.
Na linguagem mecânica comum, há quem se refira à viscosidade do óleo de motor como a sua espessura. Por esse motivo, certamente já ouviu dizer que há óleos finos e óleos grossos. Falando corretamente, o que quiseram dizer é que há óleos mais viscosos e menos viscosos.
E é aqui que entram as siglas 5W30, 10W40 ou 15W40.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente.
Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.
Ao ser menos viscoso quando o veículo está frio, o arranque torna-se mais fácil, uma vez que o óleo chega mais rapidamente a todas as peças. Quando o motor aquece e aumenta a temperatura do óleo, a sua viscosidade também aumenta para garantir a boa lubrificação das peças, não as deixando tocar umas nas outras.
Ou seja, tem uma vida útil limitada e periodicamente deve ser substituído. Manter um óleo em mau estado no veículo, é pôr em causa a vida do motor.
Faça a sua parte e:
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas