Os calços de travão são uma das peças de maior desgaste no veículo.
Como já referido no artigo anterior, são um dos responsáveis pela travagem, que ao sentirem a pressão que colocamos no pedal do travão, vão agarrar o disco que, por sua vez, fará a roda abrandar.
Não existe um número certo de quilómetros aos quais se deve mudar os calços. Isto porque o seu desgaste depende do tipo de condução que tem e dos locais por onde normalmente circula.
Se tem um tipo de condução mais agressiva (com travagens mais bruscas) ou se viaja sobretudo na cidade ou em estradas mais danificadas que obriguem a maior utilização do travão, a durabilidade desta componente diminui.
Por este motivo, é recomendável que faça regularmente uma verificação dos calços de travão do seu veículo, e que esteja atento aos sinais que demonstram desgaste nestas peças.
» Luz dos travões acesa no painel de instrumentos. Este símbolo acende-se quando o veículo apresenta desgaste nos calços de travão ou baixo nível de óleo dos travões.
» Vibrações no pedal de travão quando o utiliza;
» Tempo de travagem mais lento;
» Ruídos metálicos quando aciona o pedal de travão;
» Desvio na direção do veículo quando aciona o travão.
Alguns destes sintomas são comuns ao desgaste de outros componentes de travagem. Sempre que os detetar, é importante fazer uma revisão de todo o sistema de travagem, de forma a perceber qual o componente que está danificado.
» Evite conduzir a velocidades elevadas. Pois quando o faz, cada travagem é mais exigente para os travões.
» Evite travagens bruscas. Quando percebe que irá parar o veículo, comece a abrandar antecipadamente (retirando-lho aceleração e travando devagar), para que quando chega o momento de parar não seja preciso fazê-lo bruscamente.
» Use a caixa de velocidades. Ao travar com a ajuda do motor, abranda o veículo e reduz o desgaste do sistema de travagem.
» Reduza o peso dentro do veículo. Evite andar com a mala cheia desnecessariamente, pois quanto mais peso tiver o veículo, mais exigente é para o sistema de travagem.
Ao remover os calços e maxilas para conseguir chegar até ao disco de travão, irá encontrar sujidade, principalmente vinda do ferodo dos calços. Não coloque o novo disco sem limpar essa sujidade.
Para uma melhor eficiência na limpeza, utilize o spray de limpeza IADA adequado para travões e embraiagens.
» É de fácil evaporação pelo que não irá atrasar o trabalho.
» Proteja plásticos e borrachas, e aplique o produto nas restantes áreas a serem limpas.
Ou contacte o nosso call center para falar diretamente com
a nossa equipa comercial 937 185 606 (também por WhatsApp)
.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas