Também conhecidos como cilindros de travão, estes componentes tem a função de receber a pressão hidráulica enviada pela bomba de travão e, consequentemente, acionar o funcionamento das pinças ou maxilas do veículo para diminuir a velocidade do veículo.
Os bombitos de travão são usados mais frequentemente no sistema de travagem de tambor, contudo, em veículos pesados também se verifica a presença deles nos travões dianteiros.
Num travão de tambor, que é o mais frequente, o bombito de travão está dentro do tambor. É uma peça pequena que aplica força nas maxilas de travão em dois lados.
Por sua vez, nos casos em que o bombito se localiza no sistema de travagem dianteiro, este é integrado na pinça.
Os bombitos de travão estão equipados com uma parte em borracha para prevenir vazamentos do óleo hidráulico. Contudo, é uma parte que gradualmente vai degradando e perdendo a sua eficácia. Quando isso acontece o óleo de travões começa a verter, trazendo consequências graves para o sistema de travagem.
Quando o óleo de travões verte, cria uma camada de gordura nos restantes componentes do sistema de travagem, reduzindo assim o atrito e impedindo que a travagem ocorra.
Além de fazer a revisão correta do veículo, no período aconselhado pelo fabricante, esteja atendo a qualquer sintoma fora do comum no sistema travagem. Leve o veículo a um mecânico profissional para que seja feito um correto diagnóstico. Quanto mais tarde intervier maior será o dano, podendo representar uma reparação mais cara.
************************************************
GONDOÁFRICA – o seu parceiro de peças auto de sempre
Etiquetas