Para o bom funcionamento do veículo é importante que a temperatura do motor seja regulada. A energia gerada pelo funcionamento das peças aquece naturalmente todo o sistema e, por esse motivo, existe um sistema de refrigeração responsável por impedir que o motor sobreaqueça.
É neste sistema (ao lado do termóstato ou no seu interior) que está localizado o sensor de temperatura da água, que monitoriza as variações de temperatura e comunica com a central de injeção do veículo e com o painel de instrumentos.
Aquando uma perda de líquido de refrigeração, por exemplo, o veículo irá sobreaquecer e, ao ser detetado por este sensor, a luz no painel de instrumentos irá acender ou, em modelos mais antigos, o indicador de temperatura irá subir e atingir o vermelho.
Em contrapartida, caso o motor do veículo esteja abaixo da temperatura ideal, o sensor irá informar a central eletrónica que pode determinar que o sistema de alimentação injete maior quantidade de combustível. Assim, previnem-se falhas de funcionamento e proporciona-se a combustão ideal.
Em alguns veículos existem até dois sensores de temperatura: um para comunicar com a central eletrónica e outro que comunica da central para o painel de instrumentos.
É importante lembrar que caso o sensor instalado for incorreto para o modelo do veículo, as medições de temperatura não serão corretas e a comunicação dada ao veículo levará a ações indesejadas.
Por este motivo é que nas lojas GONDOÁFRICA, no momento do pedido de cotação ou de compra, é solicitado ao cliente o número do chassi do veículo. Desta forma, a nossa equipa comercial poderá identificar corretamente qual a peça indicada para o seu veículo.
Etiquetas