Travar com o motor, também designado por “travar com a caixa”, é uma técnica de condução muito útil para conduzir de forma segura e economizar no desgaste do sistema de travagem.
Esta técnica consiste em reduzir a velocidade do veículo, não só colocando o pé no travão, mas também reduzindo gradualmente as mudanças na caixa de velocidades manual.
Por exemplo:
Se está na quinta mudança e quer diminuir a velocidade do veículo, comece a travar lentamente com o travão de pé e reduz para a quarta mudança. Continue a travar lentamente e reduza depois para a terceira mudança, até chegar à velocidade que pretende. Ou então continuar a travar e a reduzir as velocidades até parar o veículo completamente.
Com esta técnica é possível controlar melhor a velocidade do veículo e diminuir o desgaste do sistema de travagem. Quanto maior for a velocidade a que conduz, menor é a aderência do veículo ao piso da estrada. Assim, ao travar com o motor, o veículo ganhará maior aderência e, consequentemente, terá mais segurança na sua condução. Por outro lado, o facto de não estar a usar unicamente o pedal do travão para travar, diminui o desgaste dos componentes deste sistema, como é o caso dos calços de travão e dos discos de travão.
Existem 4 situações principais em que aconselhamos a travar o veículo com a ajuda do motor. São elas:
É visível as vantagens de travar com o motor, contudo, lembre-se sempre de o fazer gradualmente.
Mudar bruscamente de uma mudança alta para outra baixa, aumenta o esforço do motor e o desgaste da caixa de velocidades. Em situações extremas pode mesmo danificar estes dois componentes tão importantes para o veículo e com uma reparação muito cara.
Por isso, travar com o motor é uma técnica importante para uma condução responsável, segura e económica. Mas faça-o sempre de forma correta e gradual.
Etiquetas